Você está sempre com a sensação de não estar agradando, ou de que está vendendo o mesmo que todo mundo vende?
Eu tenho duas noticias para você: A primeira é que isso tem acontecido com muitos vendedores, porque a concorrência tem aumentado muito e o público está a cada dia mais exigente.
A segunda noticia é que é possível reverter essa sensação, se destacar no mercado e aumentar suas vendas.
Como?
Encantando seus clientes!
Hoje os clientes não querem mais apenas consumir, eles querem também identificar valores, levantar bandeiras, vivenciarem experiências e exigem qualidade no atendimento do inicio ao fim. E não pense que o fim de uma venda é quando o dinheiro cai na sua conta, ou quando o cliente passa o cartão.
O fim de um processo de venda é quando seu cliente consegue o que você prometeu que ele conseguiria comprando seu produto ou serviço.
Tenha isso bem claro é já tem um primeiro passo para encantar seu público.
Veja os dados de uma pesquisa do Sebrae sobre:
O sentimento de satisfação que seu negócio proporciona aos clientes é o fator que influenciará novas compras e a propaganda positiva na internet e entre conhecidos.
Mas para que as estratégias de encantamento sejam eficientes, elas devem começar antes do primeiro contato do cliente. Ou seja, elas se originam a partir dos propósitos da empresa, da opinião do público e da divulgação da marca até chegarem ao atendimento ao cliente e ao pós-vendas.
Todas as fases importam e podem ser decisivas na hora da finalização da compra.
Antes do atendimento
-Valorize sua equipe
Funcionários motivados são funcionários felizes e capacitados, esteja sempre próximo da sua equipe, ofereça treinamentos constantes e mantenha-os atualizados.
-Afirme os valores do seu negócio
Em um mar de concorrentes as pessoas preferem comprar de quem preza pela diversidade e tem valores parecidos com os seus. Mantenha seu propósito sempre a vista e aja sempre com coerência, afinal o público sabe quando está sendo enganado.
-Mantenha o ambiente organizado
Ambientes físico e digital, precisam estar limpos, organizados, serem de fácil acesso, e manter a identidade e valores da marca.
-Tenha embaixadores da sua marca
Se seu negócio está na internet você pode fazer parcerias com influenciadores para aumentar o tráfego na sua loja, mas fique atento, de nada adianta milhares de seguidores que não tem nada a ver com seu produto. Muitas vezes um nano influenciador local, com 2 mil seguidores pode trazer muito mais resultados que uma celebridade.
Durante o atendimento
Esteja presente para seus clientes
Presença e agilidade são fundamentais para o encantamento dos clientes, e não adianta tem atendimento no WhatsApp se o prazo para a resposta é de 5 dias. Se não pode responder instantaneamente, não ofereça o canal como opção. Dê atenção para o seu público.
-Facilite a experiência do cliente
Minimize a todo custo pontos que podem causar frustrações na hora da compra, controle seu estoque, afinal não tem nada mais triste do que a frase: “tem mas acabou”. Ofereça opções de pagamento, garanta que seus funcionários conheçam a fundo seu produto.
-Mostre o que os dois lados estão ganhando nas negociações
Ninguém quer comprar nada, o cérebro humano sofre ao gastar dinheiro, por isso é preciso deixar muito claro que o cliente está ganhando muito mais do que o produto vale e não parecer que você só quer pegar o dinheiro dele e bater meta.
-Atenda as necessidades e supere as expectativas
Ouça seus clientes com atenção, eles sempre dão pistas do que querem, quando não falam abertamente sobre o problema que desejam resolver. Certifique-se que o problema está sendo resolvido, lembre-se que a venda não acaba no pagamento. Mande mensagem, e-mail, pergunte, ofereça algo mais.
Após a venda
-Não se esqueça que o encantamento também acontece após a venda
Não espere por um novo produto para lembrar do seu cliente, envie e-mail com descontos, cartões em datas comemorativas, informações relevantes sobre seu nicho, mantenha um relacionamento pós venda.
-Aprecie os feedbacks e invista em melhorias
Use os comentários negativos para implementar melhorias e não se esqueça de avisar seus clientes sobre a mudança para que ele se sinta importante e aumente a confiança na marca.
Seguir essa jornada de encantamento não é exclusividade somente de gigantes do comércio, qualquer vendedor com um pouco de organização e boa vontade consegue incluir as atividades na rotina e conquistar verdadeiros fãs para seus produtos e serviços.
Você já aplica alguma dessas dicas na sua rotina de vendas? Conta pra gente qual foi o resultado!
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